Skip to content

BLOG

AZTECA GOLD X CORTEZ – A origem de um dos tênis mais importantes da história da Nike

Antes da criação da Nike, quando a empresa ainda se chamava Blue Ribbon , os tênis vendidos eram todos fabricados no Japão pela Onitsuka, com a marca “Tiger”, hoje conhecida como Asics.

Um fato curioso, é que em 1968, com as Olimpíadas do México, o tênis desenvolvido pela Tiger em colaboração com Bill Bowerman, um dos co-fundadores da Nike, foi batizado como Tiger Aztec. O que não se esperava é que a Adidas havia tido a mesma ideia e criado o Aztec Gold.

Assim, a Adidas os processou para que o nome do produto fosse alterado e não acabasse gerando uma confusão entre os consumidores, o que caracteriza uma prática de concorrência desleal. Então, estrategicamente Phil Kinght (fundador da Nike) renomeou o tênis para “Cortez”, em homenagem a Hernan Cortes, conquistador Espanhol que destruiu o império Asteca! Boa sacada né?

O nome atrelado a qualidade do calçado, tornou Cortez o tênis de corrida mais popular nos Estados Unidos em 1973, aparecendo em vários contextos ao longo dos anos, sendo uma das aparições mais marcantes a do filme Furrest Gump em 1994.

Gostou da história? Deixe seu comentário.

Veja também

Vamos fazer sua consulta de disponibilidade de marca grátis.

Vamos fazer a consulta de disponibilidade da sua marca grátis.​

Após a consulta, entraremos em contato!